Facebook

domingo, 1 de maio de 2016

Fisioterapia


Hoje vou falar da minha grande aliada nestes 20 anos, pois sem fisioterapia, tenho certeza que não estaria hoje tão bem como estou!


Minhas postagens aqui no blog, sempre têm uma imagem no começo e um vídeo no final e hoje quero inverter e compartilhar o vídeo cm músicas que estou ouvindo agora, enquanto escrevo:

Comecei a fazer fisioterapia em janeiro 1996, logo depois que descobri a Esclerose Múltipla. Este meu primeiro surto, em novembro de 1995, foi complicado demais para a parte motora. Eu sentia tudo isso e mais um pouco:


Sintomas que tratei com fisioterapia, neste primeiro surto:

·         Desequilíbrio,
·         Incapacidade de caminhar,
·         Falta de coordenação motora nas mãos,
·         Formigamentos diversos,
·         Falta de sensibilidade em várias partes do corpo.

Sempre foram sessões semanais de uma hora cada e individuais, isto é, a profissional ficava e fica o tempo todo só comigo. Digo faço porque atualmente faço fisioterapia com a mesma profissional que me ajudou a me livrar de todos estes sintomas, há 20 anos.

Eu aprendi a acreditar no resultado da fisioterapia na prática. Fazendo, pude ver os resultados surgirem, mas tudo depende sempre do comprometimento de ambas as partes e requer muita força de vontade do paciente e do profissional.

A fisioterapeuta que cito, tem um trabalho bem diferenciado do que estamos acostumados a ver por aí. Dentro deste diferencial, quero destacar a leitura psicossomática dos sintomas da EM, além de outros sintomas diversos.

Durante essa uma hora, conversamos demais enquanto faço os exercícios e também já sentamos só pra conversar onde, na maioria destes momentos onde só conversamos, chorei muito e aprendi coisas incríveis, principalmente sobre minha auto imagem e posturas diante da vida.  Minhas sessões foram se tornando algo muito especial e que me ajudou muito neste caminho de crescimento pessoal que decide trilhar. Sim, por que a busca do autoconhecimento não para nunca.

É lindo podermos ver hoje, as duas juntas, os resultados de tantas mudanças interiores, além de ser imensamente prazeroso para nós, tantas conquistas.

Precisei de 3 anos de fisioterapia depois desse surto de 1995 e minha sorte até hoje é poder pagar um bom plano de saúde que oferece reembolso, pois ter os cuidados de uma profissional desse gabarito não é barato neste país, infelizmente.

Devo citar que depois do primeiro surto voltei a viver normalmente, a dirigir, trabalhar, até casei novamente e fui morar em Santos, em 2000, pois ele era de lá... mas isso conto depois em um post exclusivo.

Eu tive meu segundo surto e este muito mais leve em 2006, que prejudicou um pouco o meu caminhar e novamente corri lá. Desta vez, rapidamente, fiquei boa de novo.

Nada se consegue nessa vida sem vontade, fé e comprometimento, principalmente conosco mesmo.

Tive mais 2 sustos seguidos, em 2009 e 2010 e voltei lá pra fisioterapia. Vou com um prazer e uma alegria gigantes. Aquela 1 h é muito preciosa pra mim.


E nessa parceria de 20 anos com a fisioterapeuta Bete Guazzelli, tive a honra de convidá-la para ser membro da Diretoria Técnica da ABCEM, o que me orgulha e motiva cada dia mais na busca da realização dos meus sonhos.

Por sentir na pele o peso de lidar com a EM, pude perceber ao longo destes 20 anos muitas das dificuldades que pacientes de EM enfrentam para garantir sua qualidade de vida e por saber que são poucos que conseguem, como eu, pagar um plano de saúde, foi que a ABCEM buscou parcerias com Universidades do ABC que disponibilizam fisioterapia gratuita. Sei que não será com uma pessoa tão gabaritada como a Bete Guazzelli que tem 33 anos de dedicação, mas estamos aqui para ajudar e te orientar sempre que precisar. Fique à vontade e ligue para o telefone da ABCEM (11) 3110-0545 e fale direto com a Presidente da ABCEM, Bete Tezine sobre fisioterapia gratuita nas Universidades e tudo mais que a ABCEM traz para nós, pacientes de EM.

A ABCEM se pauta no princípio da atenção integral, visando acolher, apoiar, conscientizar e informar pessoas com Esclerose Múltipla, seus familiares, amigos e todos aqueles que se interessarem pela patologia.

Clique na imagem e conheça o Blog da ABCEM, onde você encontrará diversas publicações dos nossos blogueiros, dentre eles, eu e as duas Bete’s, que são duas anjas que a vida colocou no meu caminhar.



Super beijo no coração