Facebook

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

O Diagnóstico e o Prognóstico médico foram de arrepiar!!



Ainda estou falando do ano 1995, mais precisamente, o começo de dezembro de 1995!

Vou te contar tudo que aconteceu no dia em que fomos buscar aquela minha primeira Ressonância Magnética, porque neste dia fatídico, a “Bruxa estava solta”.



Eu Fui tomar banho e antes que saísse do chuveiro, minha mãe foi na área de serviço pegar um pano de chão para eu não escorregar, pois eu já estava com o equilíbrio comprometido e todo cuidado era pouco.

Nesse percurso, minha mãe escorregou no piso molhado da área de serviço, caiu e machucou a mão. O tombo dela foi feio e só depois fui saber dos detalhes, porque ela escondeu bem! Cobriu a mão com um lenço, fez uma tipoia e quando eu perguntei o que era aquela tipoia, ela respondeu:
- Só escorreguei, cai e bati a mão, mas “acho” que não foi nada!

E fomos de taxi buscar a Ressonância Magnética, no Incor em São Paulo. Nessa época, minha mãe já não dirigia mais e eu nem pensar, pois minha coordenação motora sumira e meu carro ficou paradinho na garagem de casa.

Pegamos o exame e levamos direto para o Neurologista, em São Caetano do Sul. Foi quase uma hora de taxi pra ir e mais de uma hora pra voltar. Eu até perguntei pra minha mãe se a sua mão doía e ela disse que não!!!

Chegamos no neuro e o taxi ficou esperando!!!

Ele viu a Ressonância e disse:

- É o que eu suspeitava:

- ESCLEROSE MÚLTIPLA!

E nós duas:

- O QUE É ISSO?

Ele foi muito frio e já foi falando da gravidade da doença, que era uma doença degenerativa e que não tinha cura. Que em 5 anos eu estaria em uma cadeira de rodas e em 10 entrevada em uma cama!

Esse foi o prognóstico dele, vou até repetir em letras garrafais:

- em  5 anos eu estaria em uma cadeira de rodas e

- em 10 anos entrevada em uma cama.

Eu na hora respondi:

- Eu não, nunca!

E pensei:

Esse cara é louco!!

Saí da sala chorando, minha mãe veio atrás de mim e o médico também. Ainda no corredor, ele colocou a mão no meu ombro, me levou de volta ao consultório dizendo:

- Não fique assim, as nossas células estão sempre morrendo, não são só as suas!!!

Sentamos novamente, me deram um copo de água e logo ele retrucou:

- Não adianta você chorar, eu nem vou ter que abrir sua cabeça, não adianta!
Acho que falou isso porque como Neurocirurgião ele abria muitas cabeças!

Nunca vi pessoa tão fria e desumana!

Me receitou uma medicação e me deu um cartão da ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla) e disse:

- Vai lá pra você ir se acostumando com sua nova realidade!

Então, fomos embora pra casa!

Minha mãe pediu pro taxista passar no Pronto Socorro. Ela quis tirar um Raio x da mão e ainda me falou que era só pra poder ir sossegada pra casa!

Eu fiquei com o taxista no carro. Ele era amigo da nossa família e rimos muito, porque eu olhava meu cérebro cheio de manchas na Ressonância e como eu não entendia nada, logo disse que parecia uma bunda pintadinha! Eu e esse meu senso de humor negro, as vezes!

Nem vi o tempo passar e de repente apareceu a minha mãe de braço engessado!

Ela quebrou o pulso em 5 lugares!
A mão tinha virado ao contrário e por isso ela escondeu com o lenço!
Mãe também apronta, sabia?

Fico até hoje pensando na dor que sentiu todas as vezes que o taxi passou em um buraco... e ela nada me falou, nada reclamou!!!

Dizem que isso é coisa de mãe!!!

Sou tão grata a minha mãe por tudo que já passou para me poupar, me ajudar. Ela ainda me ajuda tanto, que até fico sem palavras!

Só digo que meu amor por ela é gigante e a minha gratidão então? Não tem tamanho!

E lá fomos pra casa, mas pedi pra Bruxa parar de seguir o taxi, por favor, por hoje chega!!


Depois de vinte anos percebo que o fato de eu negar o prognóstico desse médico foi fundamental para o que aconteceu comigo de lá até hoje!

Eu neguei piamente o que esse médico disse!

Eu até acreditei no diagnóstico, mas as previsões dele eu nunca aceitei pra minha vida.

Sempre acreditei ter força para virar o jogo!


Lembro de ir no carro de volta pra casa muito brava e dizendo:

- Esse cara tá pensando o que?

- Eu não quero e não vou ficar assim!

E a minha mãe foi o caminho todo dizendo que íamos arrumar um jeito de reverter isso, procurar outros médicos pra ver o que eles diriam......nosso pânico foi total. Ele nos assustou demais!


Te deixo aqui uma canção que é lema na minha vida:





18 comentários:

  1. Ai Suzete que história. Receber um diagnóstico com um médico assim... sua mãe deve ser uma fofa. Fico feliz que não tenha aceitado as palavras do médico pra sua vida e hoje estar bem. Espero que fique cada dia melhor. Super beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gratidão pela visita e pelas palavras motivadoras, querida Marina!
      Minha mãe é pra lá de fofa... é muito especial mesmo, tanto que eu até falo que pra eu passar por tudo isso, Deus me deu uma mãe porreta mesmo
      super beijo

      Excluir
  2. VENCENDO AS BATALHAS SEMPRE AMIGA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre amiga......bjs e gratidão pela visita e pelo apoio de sempre

      Excluir
  3. Que lindo, parabéns, podemos mesmo reverter algumas situações em nossas vidas, o mais importante é o que temos no coração e na mente. Muita força e fé pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Clau.......basta acreditar e ter fé............gratidão e bjs

      Excluir
  4. Suzete, sua história, tão bem contada, se parece muito com a minha: minha mãe também foi imprescindível para que eu conseguisse chegar ao que sou e como estou hoje, é meu Norte, Sul, Leste e Oeste e também tenho quase vinte anos de EM. Fiquei muito feliz e grata por te conhecer e por nos tornarmos amigas! Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Eliana......grata pela visita e pela amizade <3
      Temos muito a trocar e a crescer juntas nova amiga , conte sempre comigo ...super beijo

      Excluir
  5. Oi Suzete!!! Está muito interessante o blog!!! Muito mesmo!!!
    Um beijão!! Bete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. querida Bete fico feliz demais por saber que está gostando do meu blog e acompanhando tudo, você que faz parte da minha história tão de perto e tão atuante nestes 20 anos...... gratidão por tudo sempre..super beijo

      Excluir
  6. Suzete, é muito lindo ver a sua leitura desses fatos, após 20 anos! Um beijo! Da Bete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Bete, é bom demais poder escrever e ler estes meus relatos, devo muito a você, essa visão otimista de tudo e da vida, somos vitoriosas!!!!
      Gratidão e beijos mil

      Excluir
  7. Oi Suzete ...
    Conheci o seu blog e adorei parar para ler. A leveza como você desenvolve os seus textos e descreve as suas experiências com a EM, sem deixar de falar das dificuldades e as situações nas quais teve que superá-las achei genial, acho muito importante ser falado.
    Sou portadora de hemiparesia e muitas vezes encontro situações nas quais também tenho que superá-las e com certeza, o que não podemos é desanimar. Posso falar que família e profissionais competentes são fundamentais nestas horas. Parabéns pelo blog! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Kátia fico feliz em saber que está gostando do meu blog! Depois de vinte anos aprendendo a conviver com a Esclerose Múltipla me senti a vontade e com vontade..rsrsrs..de escrever minha vivência.......está me fazendo muito bem o apoio e a motivação dos meus leitores.
      Força querida e lembre-se sempre em ser feliz, pois o resto é resto e ninguém vive de restos!!!
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Suzete ...
    Esqueci de um detalhe básico ... Rsrs. Meu nome. Me chamo Kátia Milena. Mais uma vez parabéns! Abraços.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão querida! se desejar me add no Facebook https://www.facebook.com/suzetezanatta
      E parabéns a você também..somos guerreiras e vitoriosas, beijos

      Excluir
  9. Nossa estou começando a ler agora e já estou me sentindo da família você consegue fazer com que acreditemos no poder de superação. Desde já obrigado pois acredito que nada é por acaso e vc entrou em minha vida como uma tábua da salvação.Amei o que estou lendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão querida Maria Aparecida.....fico feliz que está se identificando e gostando........espero poder te ajudar e te conhecer pessoalmente......... bjs e se cuida

      Excluir