Facebook

domingo, 26 de julho de 2015

Túnel do Tempo



Hoje quero te contar um episódio muito marcante que acredito ter tudo a ver com o surgimento da Esclerose Múltipla na minha vida.



Em 1983 quando estava terminando o Colegial, hoje Ensino Médio, eu comecei a namorar sério. Namoramos 5 anos e em outubro de 1988 foi nosso casamento.

No casamento todos os sonhos e planos são renovados e uma nova vida se inicia!

Em dezembro de 1989 ele morreu em um acidente de carro. Fiquei viúva aos 24 anos!

Eu não soube lidar com esta perda!

Era uma menina de 24 anos que sonhava em ter filhos, netos e ficar com ele a vida toda!

Fiquei casada só 1 ano e dois meses!

Da noite pro dia meu mundo desabou!!

Eu voltei a morar com meus pais e aparentemente, tudo foi se ajeitando.

Hoje consigo ver que não vivi, empurrei a vida como eu conseguia e virei uma baladeira, só queria saber de praia e cerveja. Neste período fiz faculdade e me tornei Publicitária.


6 anos depois da morte dele, tive o primeiro surto.


Muita coisa eu aprendi, ao olhar para o meu passado!


O fato de não levar nada a sério, me fazia fugir das responsabilidades inconscientemente, porque eu achava que estava tudo bem. Eu sabia que ao acabar a faculdade teria que trabalhar e em vez de arrumar um trabalho, arrumei uma doença paralisante.

Eu aprendi, desde que comecei a buscar o autoconhecimento em 1996, que os nossos sentimentos geram pensamentos que nos levam a ação, a ter atitudes. São as nossas atitudes que determinam o que acontece em nossa vida.


Cada um é inteiramente responsável pelo que lhe acontece!


Existe também a ação de forças externas?  Forças Universais? Deus? Acredito que sim, mas não quero entrar em assuntos tão polêmicos como crenças e religiões, aqui neste post. Cada um tem sua crença e meu papel aqui é o de respeitar o leitor e contar a minha história.

Sabemos que a mente é coletiva e que existe também o inconsciente coletivo. Também sabemos que somos influenciados energeticamente o tempo todo, por tudo e por todos.

Mas as nossas decisões são tomadas individualmente, sejamos influenciados ou não!

É uma grande responsabilidade dizer que eu construí a doença? Sim!

Como digo: Atitude é tudo faça acontecer.

A falta de atitude ou ter atitudes nada positivas para minha vida, isto é, uma vida sem perspectivas, foi o que me levou a caminhos complicados e estes caminhos me levaram a adoecer.

A Esclerose Múltipla é uma doença de fundo emocional e eu já vivia praticamente, uma paralisia emocional desde a morte dele, sem saber.

 Hoje vejo que a vida estava me levando para um buraco. É essa a sensação que tenho quando vejo meu caminhar da morte do meu marido até o primeiro surto:
- Eu estava caminhando pela vida meio que cegamente, à beira de um precipício. Quando eu ia cair no precipício, a vida me deu um tropeção pra que eu pudesse ver aonde estava e mudar de caminho.

Não me dói esta responsabilidade e sim me motiva, porque sei que posso fazer o meu melhor sempre.

O mais prazeroso é ver o resultado que estas mudanças trazem de positivo para mim.

Aprendi a viver o presente, aprender com o passado e ser motivada pelo futuro.

É um caminhar difícil e muito prazeroso a cada vitória.

Melhor ainda é poder escolher como será este meu rico caminhar, neste espetáculo chamado VIDA!

Ele se foi!
Hoje aprendi a sentir o quanto ele olha por mim!

GRATIDÃO, MEU AMOR



Esta música foi lançada em 1989. O ano que ele morreu.

Me lembro de ouvir repetidas vezes e quando a letra dizia “...e você pode chorar...” eu desabava em lágrimas repetidas vezes...

Hoje ao ouvir esta canção lembro disso e sei que esse momento ficou no passado, são 26 anos e a saudade existe, mas posso afirmar que o tempo é melhor remédio.




quinta-feira, 16 de julho de 2015

ATITUDE É TUDO, FAÇA ACONTECER!


Estar bem virou regra pra mim.

             Cansei de ficar mal e resolvi mudar, fazer tudo diferente!

                                                  Tive ajuda, pois ninguém faz nada sozinho.

   Eu te convido a um olhar diferente:



Sei que não foi do dia pra noite que eu mudei meu jeito de ver as coisas, pois esse é um processo de vida que leva tempo, anos, bons anos.

Como já lhe disse no primeiro texto deste blog: agora em novembro de 2015 completo 20 anos com Esclerose Múltipla.

Hoje eu estou bem! Bem melhor do que eu já me senti, neste longo percurso.

O caminho que trilhei vou contar aos poucos, que é o autoconhecimento. Foi essa a grande ferramenta que meu neurologista me apresentou em 1996. Por isso digo que ele é meu Mestre, quem me mostrou o caminho do meu bem viver!  Ele me acompanha até hoje, são 20 anos de uma parceria que deu muito certo!

Ele também fez e faz o tratamento clínico como todos os médicos fazem, com receitas e remédios. Mas foi o autoconhecimento o que fez diferença pra mim e em mim.

Em janeiro de 1996 eu estava em pânico. Agora eu tinha em meu corpo uma patologia muito complicada, limitante e assustadora. Logo de cara nesse primeiro surto, eu fiquei sem andar e mal sentava a cama.

Ao mesmo tempo que eu me cuidava fisicamente e ainda ficava muito na cama, virei uma devoradora de livros e um mundo novo se abriu a minha frente: me conhecer e conhecer melhor a vida, o mundo e as pessoas.

 Me conhecer era o mais importante e mais incrível. Pouco eu entendia, mas não parei, não desisti. Estava fascinada com as descobertas e isso refletia incrivelmente em como eu me sentia.

Sim, porque a Esclerose Múltipla é uma doença de fundo emocional e todo esse novo aprendizado me confortava, me deixava mais forte. E o reflexo no físico foi aparecendo e me tornei mais forte, mais otimista e muito mais crente na minha melhora. A ajuda da fisioterapeuta também foi primordial neste processo. Também uma grande parceira que me acompanha há 20 anos!

Sempre digo: ATITUDE É TUDO, FAÇA ACONTECER!

Mãos à obra:

Agora quero dividir contigo algo que uso e me ajuda muito. Um relaxamento que está no Youtube a disposição de todos, eu o encontrei a alguns anos. Vou deixar o link aqui e recomendo que qualquer pessoa faça. Eu comecei a gostar mais de mim depois que comecei a ouvir todas as noites e autoestima é tudo que precisamos, não é verdade?



Com o uso adequado desta ferramenta você terá uma mudança interior. Toda mudança em nós,  acontece de dentro pra fora.

- Se você não gostar deste relaxamento busque outros. No youtube tem muita coisa boa.

Bom relaxamento!!


sábado, 11 de julho de 2015

2015 - lançamento do blog

2015!!!

Esse ano é, com certeza, marcante em minha vida e por isso criei este blog, para te contar um pouco da MINHA HISTÓRIA!


Em outubro deste ano eu completo 50 anos!!!
MEIO SÉCULO... uauuuuuuu!

E pra começar Já vou lhe contar meu primeiro segredinho, porque poucas pessoas do meu convívio sabem: EU ME SINTO COM 25 ANOS .... VERDADE! Lógico que não tenho mais o pique dos 25, mas a minha motivação diária é que me dá esta sensação. E isso é muito bom, sabe por quê?

Porque em novembro de 2015 eu completo 20 anos de convívio forçado com a EM, a ESCLEROSE MÚLTIPLA. E que isso tem de legal, de motivador? Você deve estar aí pensando: Essa mulher é doida? Acho que foi a EM que deixou ela assim?

 Se foi a EM que fez isso, eu tenho que agradecer a doença porque o caminho que ela me trouxe até agora foi muito rico, difícil sim, mas o que eu cresci e o que aprendi é que fizeram criar este blog e conversar com você abertamente, dividir o que realmente me toca o coração!

Vou tomar a liberdade de compartilhar contigo meus momentos, principalmente o que ganhei nestes 20 anos e como isso tudo tem ligação com o fato de eu estar bem hoje, pois essa motivação não veio sozinha, eu a coloquei aqui.

Nesses 20 anos eu tive somente 4 surtos (episódios da doença), sendo o primeiro e o último os mais complicados e limitantes, porque infelizmente é isso que a EM faz com a gente.  Ela quer nos limitar, nos parar, só que eu não estou a fim de parar, de não poder fazer as coisas que sempre fiz, como andar e falar que são as duas maiores limitações que enfrento hoje. Enfrento diariamente porque fiz e faço fisioterapia e fonoaudiologia semanalmente e se hoje eu ando e falo, Graças a Deus e a mim, é porque eu quis e quero continuar sempre avante e melhorar a cada dia.

 A EM está aqui sim, mas e daí?

Essa DANADA me incomoda e muito, mas ela tá aqui e tive que aprender a conviver com ela, não sei se bem ou mal, mas é do meu jeito que a banda toca. Ela já me pegou de surpresa 4 vezes e eu continuo afirmando que quem manda no meu corpo e na minha vida SOU EU E PONTO FINAL.

Pareço arrogante? Um pouco sim, mas estou chegando aos 50 anos e a minha MATURIDADE me leva a posicionamentos embasados na minha experiência de vida. Tudo que eu vou contar neste blog EU VIVÍ E VIVO NO MEU DIA A DIA!

Este aprendizado é meu e não quero dizer que estou certa, somente dizer porque está dando certo pra mim, na medida do possível EU ESTOU MUITO BEM HOJE, EU APRENDI QUE A FELICIDADE MORA AQUI DENTRO DE MIM E NÃO FORA, QUE PRA SER ALEGRE TENHO QUE QUERER E PRA ME SENTIR FELIZ TENHO QUE SENTIR ISSO DENTRO DO MEU CORAÇÃO.

Agora o mais bacana que descobri é que MESMO COM ESCLEROSE MÚLTIPLA, EU SOU FELIZ!

Foi um imenso prazer estar contigo agora, dividindo o que acredito e daqui pra frente estaremos cada vez mais próximos.

Conto com sua participação, seus comentários ou um simples olá, só pra dizer que passou por aqui e se não gostar de algo também me avise, por favor.

 Eu acredito muito e quero que seja divertido para ambas as partes, EU e VOCÊ, CRESCENDO JUNTOS e como disse Elis Regina: “VIVENDO E APRENDENDO A JOGAR”.





Super beijo no coração



#JuntosSomosMaisFortes!